Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. (Salmo 119:105) Convenção Batista Brasileira
 Pesquisar:
Google






Dia dos Pais

Autor: Walter Andrade Campelo


Hoje é comemorado o Dia dos Pais. Esta é, hoje, uma festa comercial, comemora-se o dia, para o que comércio comemore o lucro. Mas, isto nem sempre foi assim:

Nos EUA a comemoração surgiu progressivamente pela iniciativa de uma filha, que tendo perdido a mãe em seu nascimento, era grata pelos cui-dados de seu pai, o qual durante a guerra civil americana, viúvo, cuidou sozinho de seis filhos. Ela desejava com isto ter um dia para comemorar a dedicação de seu pai e de todos os pais aos seus filhos. Após várias datas, o dia dos pais americano acabou sendo comemorado oficialmente no terceiro domingo de junho.

No Brasil, a comemoração do dia dos pais foi uma iniciativa de um jor-nal do Rio de Janeiro, sendo comemorado pela primeira vez em 16 de agos-to de 1953. A idéia foi logo seguida por um grande grupo de empresas de comunicação, todas se dispondo a divulgar a festa; em São Paulo comemo-rou-se o dia dos pais pela primeira vez em 1955 no segundo domingo de agosto. Sendo a festa, de início, tão somente uma sincera homenagem aos pais do Brasil.

Hoje nós vivemos em um mundo secularizado, onde o que importa é o lucro. Quase tudo é comércio. Os valores são lembrados (pai, mãe, namo-rados, natal, etc.), mas esta lembrança é, em geral, movida pelo objetivo de se obter alguma vantagem ou lucro. Talvez não fosse nem mesmo necessá-rio um dia dos pais, na medida em que estes fossem honrados diariamente por seus filhos.

Faz-se necessário, então, um retorno à simplicidade dos valores bíbli-cos: À família amorosa; à verdadeira união de seus membros; ao respeito filial; à dedicação paternal. É preciso retornar ao entendimento que mesmo com as diferenças entre as pessoas (como escapar delas?) a família deve viver em profundo amor e união. Os pais seguindo o exemplo do nosso Pai Celestial: severo quando necessário, zeloso nas nossas necessidades, amo-roso todo o tempo. E os filhos vivendo em obediência e zelo, honrando seus pais em tudo e em todo o tempo. Como nos ensina a Palavra de Deus:

"Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verda-de, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro" (I Pedro 1:22).

Feliz Dia dos Pais!