|
Festejando
Autor: Walter Andrade Campelo
"Como os dias em que os judeus tiveram repouso dos seus inimigos, e o mês que se lhes mudou de tristeza em alegria, e de luto em dia de festa, para que os fizessem dias de banquetes e de alegria, e de mandarem presentes uns aos outros, e dádivas aos pobres." (Ester 9:22 ACF)
Nos dias do poderoso Rei Assuero, senhor dos Medos e Persas, houve terrível plano para exterminar todos os judeus que estavam exilados em Babilônia, que já era dominada pelos Medos e Persas após a destruição do reinado de Belsazar, por ter profanado as coisas santas do templo de Deus em seu fatídico banquete, conforme nos relata o profeta Daniel em seu livro .
Nestes dias Hamã, grande príncipe sobre os Medos e Persas, muito se revoltou ao perceber que o povo judeu não se curvava diante dele, nem ante ele se prostrava. E formou em seu coração o propósito de destruir a este povo. Mas, seu plano foi frustrado, e os judeus saíram vitoriosos de todos os seus inimigos, e o que deveria ser profunda derrota fez-se em maravilhosa vitória. E por isto festejavam os judeus, o povo de Deus: - porque nestes dias obtiveram vitória sobre os inimigos, vendo a tristeza transformada em alegria e o luto em dia de festa. E fizeram banquetes e se alegraram, e trocaram presentes, e deram dádivas aos pobres.
Em nossos dias, festejemos, tal qual festejaram os judeus em outros tempos: - Porque nasceu Jesus! Deus se fez carne, e habitou entre nós, e obtivemos vitória final e cabal contra o inimigo de nossas almas, e mudou-se nossa tristeza em alegria: - estávamos perdidos e sós como ovelhas desgarradas , e nos encontrou nosso Pastor e nos levou a verdes pastos e a águas tranqüilas , e tornou nosso luto em dia de festa: - estávamos mortos em nossas ofensas e pecados , e recebemos vida e vida em abundância , e tivemos garantido nosso lugar nas Bodas do Cordeiro ! Por toda esta maravilhosa dádiva que recebemos, festejemos Aquele através de quem tudo se fez. E unidos jubilemos e nos reunamos em alegria à mesa, e mandemos presentes uns aos outros, e em especial, levemos a dádiva da Palavra de Deus a todos os que dela necessitam, e ajuntemos para nós tesouros no Céu!
|