A Segurança Eterna de Todos os Crentes Comprados Pelo Sangue*
Parte 2 de 4
Autor: Dr. J.M.Carrol
Queridos irmãos: É com um desejo sincero de confortá-los e fortalecê-los que prego este sermão.
No início da minha vida cristã passei por um dilema enorme de dúvida, medo e problemas sobre o assunto aqui discutido. Em minha ignorância do que a Bíblia ensinava realmente, cria com certeza ser possível, isto mesmo, até mais do que possível, para um crente, por causa dos pecados, achar-se perdido e condenado no final. Durante este curto período de minha vida fui de pouca ajuda para os outros e mesmo à causa de Deus. Minha atenção total era dada a mim mesmo. Estava tentando com todas as minhas forças "ficar firme" e "resistir" e quanto mais tentava, mais duvidoso ficava. Isto tornou-se uma luta desigual. Logo aprendi perfeitamente que o pecado e Satanás são mais fortes do que o crente. Durante aqueles dias a alegria da salvação não era minha. Não vou tentar contar a vocês toda a história destes dias duvidosos e incertos. Fui levado a buscar a Palavra de Deus. Este sermão que lhes prego é o resultado da busca por luz e ajuda. Estou profundamente convencido que é um privilégio abençoado do crente ser confortado e fortalecido por sua religião.
Os seguintes versículos são meu texto:
"As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai" João 10:27-29.
"Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça" Romanos 6:14.
"Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles" Hebreus 7:25.
"... e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados" Mateus 1:21.
Apesar de ter escolhido um texto comprido, não espero limitar meu sermão a estas passagens. É meu propósito usar muitas outras.
1. O PRIMEIRO PONTO DE MEU TEXTO,
para o qual chamo sua especial atenção está contido nas palavras "VIDA ETERNA". Notem o que o texto diz: "e dou-lhes a vida eterna".
Com relação a estas palavras, peço-lhes que notem cuidadosamente quatro coisas, todas tiradas da Bíblia:
(1) Antes da fundação do mundo "Deus propôs dar a Seu povo a vida eterna".
Vejamos os seguintes versículos:
"Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos" 2 Timóteo 1:9.
"E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna" Atos 13:48.
Antes de comentar estas passagens, vejam ainda:
(2) Deus prometeu a Seus Filhos exatamente a mesma coisa que propôs. Isto é: "A Vida Eterna".
Notem estas provas:
"E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" João 3:14-16.
"Paulo, servo de Deus, e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus, e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade, em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos" Tito 1:1-2.
"E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna" 1 João 2:25.
Vemos assim, que mesmo antes do mundo ser feito, Deus propôs dar a Seu povo, que anos depois creria nEle, a "Vida Eterna". E então Ele prometeu a este povo a mesma coisa que propusera.
Notem mais uma vez:
(3) Deus deu e agora dá exatamente o que propôs e prometeu. Isto é: "A Vida Eterna".
"Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu. E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho" 1 João 5:10-11.
"... e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna..." João 10:27-28.
"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor" Romanos 6:23.
Sobre estas palavras "Vida Eterna" vejam mais um ponto:
(4) Os crentes recebem e têm preciosamente o que Deus propôs, prometeu e deu. Isto é: "Vida Eterna".
Mais uma vez observemos o que a Bíblia diz:
"Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna" João 5:24.
Não "vai ter", no futuro, mas tem agora. Não só há uma posição segura algum tempo depois, mas agora mesmo "tem a Vida Eterna". Dou-lhes agora as palavras de um velho pregador, pouco antes de morrer, escrevendo aos que tinham sido convertidos por seu ministério. As palavras finais, evidentemente eram para o conforto e encorajamento deles:
"Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus" 1 João 5:13.
Quero chamar atenção ao fato de que os crentes têm vida eterna agora. Eles não somente a terão no futuro, mas têm AGORA.
Reparem na força total deste primeiro argumento. Deus propôs, prometeu, deu e ainda dá; os crentes recebem e têm uma coisa definida. E esta coisa é a "Vida Eterna".
Estas palavras não significam de curta duração. Não significam vida por um dia, um mês, um ano ou mesmo cem anos; mas uma vida para sempre e por toda a eternidade. Se os crentes possuem alguma coisa, eles têm a "vida eterna". Pois isso, e isso só, é o que Deus propôs, prometeu e deu aos crentes em Seu Filho. Como a Palavra de Deus é simples e clara!
2. NOTEM AGORA A SEGUNDA PARTE DO TEXTO:
Deus faz esta coisa duplamente segura.
Sem querer que ninguém fique na dúvida em relação a este assunto, Deus vai mais adiante do que só declarar que o que propôs e prometeu, e que os crentes recebem e têm é "vida eterna".
Ele acrescenta algo mais. Vamos ouvir o que diz sua Palavra:
"As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão" João 10:27-28.
"Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida" João 5:24.
Não importa o que nos aconteça no futuro; não importa a tentação que possa nos rodear; não importa as obras de Satanás; não importa se ele nos deixar desanimados ou nos tiver sob a sua mira, nunca mais o salvo "entrará em condenação", "ELES NUNCA PERECERÃO".
3. NOTEM O TERCEIRO PONTO DO MEU TEXTO:
Os crentes não estão sob a lei.
Vamos "à lei e ao testemunho".
"Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça" Romanos 6:14.
"Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei" Romanos 5:13.
"Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, E cujos pecados são cobertos. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado" Romanos 4:7-8.
"Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados" 2 Coríntios 5:19.
Não é de admirar a exclamação exultante de fé e esperança de Paulo:
"Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós" Romanos 8:33-34.
Alguma coisa pode se tornar mais forte ou mais clara? Estes versículos necessitam de comentário? O crente não está sob a lei, mas sob a graça. O pecado não é imputado onde não há lei. Jesus Cristo tornou-Se nosso substituto.
"Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro" 1 Pedro 2:24.
"... mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos; e pelas suas pisaduras fomos sarados", Isaías 53:6,5.
Como estes versículos são animadores! Como nos fortalecem, nos confortam e quão gloriosos são! Será que eles nos tornam negligentes, imprudentes ou tolos?
De maneira nenhuma! Ouçam o que Paulo diz:
"Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum" Romanos 6:15.
Vamos agora examinar este assunto da segurança do crente, por outra linha de pensamento.
4. AS ESCRITURAS ENSINAM QUE DEUS É O AUTOR E CONSUMADOR DA SALVAÇÃO DO CRENTE.
Marquem várias passagens sobre este assunto:
"Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo" Filipenses 1:6.
"Olhando para Jesus, autor e consumador da fé" Hebreus 12:2.
"E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação" Hebreus 5:9.
"Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento (Como o testemunho de Cristo foi mesmo confirmado entre vós). De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual vos confirmará também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo" 1 Coríntios 1:5-8.
Quero dar ainda mais outro versículo para este ponto:
"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus" Efésios 2:8.
A salvação é completamente de Deus. Ele é o Autor e Consumador. Deus começou a obra e vai terminá-la. Até mesmo a fé é de Deus. É completamente impensável, inconcebível - que Deus que conhece o homem hoje, amanhã e no futuro - dê-lhe fé para crer, começa nele uma boa obra e a deixe incompleta. Começar e não terminar como se não conhecesse Sua própria mente. Começar e não terminar como se não fosse o Deus imutável! Começar e não terminar como se se comportasse como uma criança, brincando com uma coisa tão séria como a salvação. Brincando com a alma eterna dos homens; brincando com o céu e o inferno. Brincando com a eternidade. Não! Mil vezes não! Meus irmãos e minhas irmãs, não podemos imaginar tal coisa. Por trás do começo de Deus, na salvação do pecador, está Seu propósito e promessa eterna. Ele irá até o fim!
Vejam agora outro ponto do meu texto.
5. OS CRENTES NÃO SE GUARDAM A SI MESMOS, DEUS O FAZ.
Ouçam o que a Bíblia diz:
"As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai" João 10:27-29.
Estes versículos afirmam que os crentes estão nas mãos de Cristo, o Filho, e também nas de Deus. Nenhum homem pode tirá-los destas mãos.
Talvez o crente ignorante e temeroso diga: Será que o próprio Deus não os lança fora?
Ouçam as palavras de Cristo a este respeito:
"Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora" João 6:37.
Cristo afirma claramente que não os lançará fora!
Quero que agora notem algumas outras passagens, que apóiam este ponto - que Deus guarda o crente:
"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós, que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo, em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações" 1 Pedro 1:3-6.
Não vejo como é possível, até mesmo para um Espírito Onisciente, usar linguagem mais clara e mais forte do que esta. Ó, filho de Deus, note cuidadosamente o que este versículo diz: Deus "nos gerou de novo", e nos gerou "para uma viva esperança".
"Uma viva esperança!" Não uma esperança morta, sem conforto; mas sim uma esperança viva, que inspira a alma. "Gerou-nos de novo".
"Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar". E então para tomar o assunto mais seguro, esta herança não é colocada na mão do crente, onde talvez a gaste ao "viver dissolutamente", onde a venda por "um prato de lentilha", onde a jogue fora por "trinta moedas de prata", onde a desperdice por algum prazer passageiro do mundo, ou onde a perca por causa de um pecado inesperado. Note o que o versículo diz: "Uma herança... guardada nos céus para vós".
Que fato bendito - Deus a guarda para nós. Esta herança gloriosa está reservada no céu para o crente, durante os anos de sua menoridade.
(Gálatas 4:1-6
explica este tempo da menoridade). Não fica na posse do crente. Não existe um meio de perdê-la; nem de dá-la, nem de jogá-la fora. "Guardada nos céus para vós" onde nem os homens maus, nem os demônios podem ir.
Mas talvez alguém, ainda duvidando, diga: "Entendo tudo sobre a herança. Tudo bem! Mas é o crente, o herdeiro?" Ó irmão atribulado, ouça a passagem inteira. Ouça e sinta-se confortado e convencido. "... nos gerou de novo para uma viva esperança ... guardada nos céus para vós, que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus". A parte final desta passagem é tão apropriada: "... em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações".
"Em que vós grandemente vos alegrais" "E por que não?" A época das tentações e opressões não durará muito. Olhe para cima, ó crente. Veja a obra do Seu Deus e Salvador. Não seja incrédulo, mas crente.
Dou ainda outro versículo que mostra o que guarda o crente. Ouçam-no:
"Porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia" 2 Timóteo 1:12.
Sim, amados irmãos, Deus pode e vai guardar. "Estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia". O dia de todos os dias - com certeza Ele o guardará nos dias fáceis.
Ouçam mais uma vez o que Paulo diz:
"Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor" Romanos 8:35-39.
Esta declaração gloriosa do grande Apóstolo dos gentios não precisa explicação. Ela é de vocês, irmãos e irmãs. Eu a coloco em seus corações. Creiam nela e deixam que os anime e sustente.
Os filhos de Deus subiram a adorar. Satanás veio com eles, e o Senhor o interrogou:
"Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal. Então respondeu Satanás ao SENHOR, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde? Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra" Jó 1:6-10.
Sim, meus queridos irmãos, Deus guarda seus filhos.
Alguns anos atrás, eu estive em certa cidade neste estado. Tivemos vários cultos - Deus estava conosco. Certa manhã, quando nos aproximávamos do lugar da reunião minha atenção foi chamada por um homem, em pé, perto da porta. "Está vendo aquele homem? Ele é um imoral, um jogador, um apostador, um infiel. Há quinze anos não pisa em nossa igreja". Fizemos nosso culto - Deus estava nele. Este homem, como afirmou aquela noite seu testemunho, foi convertido. Para o espanto de todos, ele veio à frente e pediu para se unir à igreja. Pude ouvir cochichos por toda a parte e uns até em alta voz: "O que significa isto? Juntar-se à igreja?" "Mas ele não agüenta!" "Não dou nem uma semana". O homem ouviu também. Poucos anos depois voltei àquela cidade. Após o culto um homem veio falar comigo. "O senhor me conhece?" Reconheci-o imediatamente. Ele disse: "Lembra-se do que o povo disse sobre mim aquela noite? Eles tinham razão. Tudo o que disseram sobre mim era verdade (havia grandes lágrimas em seus olhos), não agüentei. Falhei logo. Mas Deus me segurou. Ele nunca me soltou. Sei que Ele salva".
Jamais esquecerei o que foi gravado em minha mente pela declaração tranqüila daquele homem. Deus provou que é fiel. Este, povo crente, é o único segredo. Deus sustenta. Ele guarda Seu povo. Sinto grande confiança e conforto noutro ponto em meu texto.
6. CRISTO OROU E AINDA ORA POR SEU POVO.
Ouçam o que a Bíblia diz sobre o assunto:
"Pai, graças te dou, por me haveres ouvido. Eu bem sei que sempre me ouves" João 11:41-42.
Oh! que confiança do Filho no Pai! "Eu bem sei que sempre me ouves". Agora irmãos, notem por quem Jesus ora:
"Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste" João 17:11.
"E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim" João 17:20.
Meus irmãos, isto inclui vocês e eu. Inclui cada pecador que um dia se tornará crente. O Pai sempre ouve Jesus. Jesus ora por Seu povo.
Ouçam mais uma vez:
"Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça"; Lucas 22:31-32.
Já contei sobre Satanás querendo Jó, mas ele descobriu que Deus o cercava por todos os lados. Desta vez ele quer Simão Pedro - como quer a todos nós - mas Jesus disse a Simão: "Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfa1eça".
Porém o que mais nos conforta em todos os versículos sobre este ponto é um que faz parte do meu texto:
"Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles" Hebreus 7:25.
Enquanto estamos aqui, cada dia, rodeados por enormes tentações, preocupados pelos pecados, afligidos pelo Demônio, muitas vezes tropeçando, muitas vezes passando por grandes tristezas e tribulações, muitas vezes lutando grandes batalhas, nem por um só momento Ele se esquece de nós. Todo o tempo Jesus está à mão direita do Pai intercedendo por nós. Vivendo sempre para interceder por nós. Será que Jesus vai falhar? Será que vai pedir uma coisa impossível? Ele diz que o Pai sempre O ouve!
Vejam ainda outra linha do ensino bíblico:
7. ELES DECLARAM QUE O ESPÍRITO SANTO SELA O CRENTE ATÉ O DIA DA REDENÇÃO.
"E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção" Efésios 4:30.
Quando é que o Espírito Santo sela o crente? Antes da morte, pouco antes dela, ou assim que o homem crê? Esta é uma pergunta importante.
Mais uma vez rogo-lhes, ouçam o que a Bíblia diz:
"Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória" Efésios 1:13-14.
Estes versículos parecem ensinar claramente que no momento em que o pecador recebe Cristo, crê nEle, o Espírito Santo o sela para sempre. Esta passagem declara que este selo é o penhor da nossa herança. A primeira prestação. Sim, a prova positiva de que vamos recebê-la totalmente.
Crentes, sigam-me mais adiante, e achem ainda outra base de esperança neste assunto.
8. A BÍBLIA DECLARA QUE OS CRENTES SÃO HERDEIROS COM DEUS E CO-HERDEIROS COM CRISTO.
Vamos ver o que a Bíblia diz. Tentem entender o significado.
"Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados" Romanos 8:15-17.
Antes de comentar, ouçam outra passagem:
"Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo" Gálatas 4:4-7.
"Filhos". "Filhos de Deus". "Herdeiros de Deus". "Co-herdeiros de Cristo". Irmãos e Irmãs, ouçam-me, e falo com toda a reverência. Se o título de Cristo é bom, assim também é o do crente. Notem o fato: os crentes não são somente filhos adotivos de Deus, mas também Seus filhos por nascimento. Nascidos do Espírito Santo. A Bíblia em grande misericórdia por nossa fraqueza, nossa falta de entendimento, traz estas grandes verdades para nós de muitas maneiras. Filhos adotivos e filhos por nascimento.
Será que o Pai nos deserdará? Se fôssemos recebidos em Sua família por causa de algum mérito em nós, talvez nos deserdasse. Mas Cristo, Seu Filho querido, já fez tudo. É por amor a Ele que somos recebidos na família de Deus. Enquanto Cristo continuar verdadeiro a Seus irmãos e irmãs, ninguém será deserdado. Se isto falhar, então ou Deus ou Cristo terão de falhar. Sem dúvida, seria nossa infelicidade, nossa perda, nossa condenação, mas seria a culpa de Deus. Sem nada que nos aprovasse, Ele nos adotou. Fez-nos Seus herdeiros e co-herdeiros em Seu Filho. Amados, tenho plena certeza de que não haverá falha. A onisciência e onipotência estão por trás deste assunto todo; vamos ter coragem.
Ainda há outro ponto glorioso em meu texto. Ouçam-no:
9. JESUS SALVA OS CRENTES DOS SEUS PECADOS.
"... e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados" Mateus 1:21.
Este nome não foi dado à criança de Belém nem por José nem por Maria. Não foi dado por nenhum dos parentes nem amigos. Este nome veio do céu. "E chamarás o seu nome Jesus".
Por que este nome? Todos, velhos e novos, de qualquer nação, que aceitarem Cristo como Salvador. Este é o Seu povo. E Jesus "o salvará dos seus pecados". Jesus sabia que iam pecar - e muitas vezes, gravemente. Mas estes pecados não os condenariam, pois Ele os salvaria. Por favor, notem a palavra "salvará". Quero perguntar-lhes: "Um homem é salvo contanto que esteja em perigo, não é? Quando um homem confia em Jesus, ele é salvo naquele momento, ou apenas está em condição de ser salvo contanto que fique firme fielmente?"
A Escritura diz salvo. Como podemos dizer que alguém é salvo, se ainda está em perigo de ser perdido? Se um homem é salvo, o perigo de ser perdido não deixa de existir para sempre? Oh! Irmãos, há uma diferença entre ser salvo e ser colocado numa posição de ser salvo, se fizer certa coisa; se outra condição for obedecida. Por que chamará Seu nome "Jesus?" Há uma razão gloriosa, sim, um fato glorioso: "Porque ele salvará o seu povo dos seus pecados".
Irmãos e irmãs, deixem-me dar-lhes ainda outras razões porque sou levado a crer na segurança do crente.
1. PARECE-ME, APÓS UM ESTUDO CUIDADOSO DA BÍBLIA, QUE SE NÃO ESTIVERMOS SEGUROS, E SEGUROS PARA SEMPRE, NO MOMENTO EM QUE CREMOS EM JESUS CRISTO - E FALO COM TODA REVERÊNCIA - PARECE-ME QUE CRISTO TALVEZ ESTEJA ENVOLVIDO NUMA MENTIRA.
Notem os seguintes versículos:
"As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as" João 10:27.
"Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus" 2 Timóteo 2:19.
Tenham estas duas simples afirmações em mente: "E eu conheço-as" e "O Senhor conhece os que são seus".
Se confiarmos em Jesus hoje, Deus não sabe disto? Será que Deus, que é onisciente, não sabe a hora exata, sim, o momento certo no qual o pecador crê nEle?
Olhem este retrato e ouçam estas palavras: Somos ensinados na Bíblia que no dia do juízo haverá uma separação; e que haverá duas multidões: uma à esquerda e outra à direita. Não haverá três, só duas. Todos os que estiverem no julgamento estaria em uma das duas classes. A todos quantos estiverem à mão direita, Ele dirá:
"Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo" Mateus 25:34.
E aos da esquerda, dirá:
"Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade" Mateus 7:23.
"Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos" Mateus 25:41.
Notem estas palavras: "Nunca vos conheci". Isto seria verdade se alguém na multidão à esquerda tivesse sido crente?
Em face destas duas simples afirmações: "E eu conheço-as" e "O Senhor conhece os que são seus", se, quando chegarmos ao juízo, Deus disser aos da esquerda: "Nunca vos conheci", e houver entre esse número, pelo menos um, que um dia foi crente, isto não faria de Deus um mentiroso? Com certeza irmãos, os que finalmente forem mandados embora são os que nunca aceitaram realmente Cristo como Salvador.
Outra razão que me faz acreditar na segurança do crente é esta:
2. SE NÃO FOSSE ASSIM, A CONDIÇÃO DO PECADOR SERIA EM CERTOS ASPECTOS ATÉ MELHOR DO QUE A DO CRENTE.
A Bíblia ensina que o pecador é salvo pela graça:
"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé" Efésios 2:8.
Se o crente não estiver seguro, nem for salvo realmente, então outra condição é acrescentada à sua salvação: "a de resistir". Se isto for verdade, nossa condição não é pior do que a do pecador? O pecador é salvo pela graça. O crente é salvo pela graça e "se resistir". Sendo isto uma verdade, seria um argumento muito forte a favor de se adiar a salvação até a velhice, ou quando se estivesse à beira da morte, não era? Com toda certeza cada momento durante o qual tivéssemos que "resistir", aumentaria muito mais nosso perigo. É possível, irmãos, que o pecador que nunca confiou em Deus, tenha uma chance melhor do que o crente? Isto não seria contra todos os ensinamentos da Santa Palavra de Deus?
Não somos todos salvos da mesma maneira?
"Pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós; é dom de Deus", Efésios 2:8.
A salvação não é ganha, nem antes nem depois da conversão; é um dom. A questão de resistir não entra nela. Somos salvos de uma vez por todas, quando confiamos em Jesus Cristo.
Ainda outra coisa que tem muito a ver com minha crença sobre a segurança permanente dos crentes é:
3. SE UM CRENTE PERDESSE A SALVAÇÃO UMA SÓ VEZ ENTÃO ESTARIA IRREMEDIAVELMENTE PERDIDO.
Como prova, ouçam a Escritura:
"Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo. E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro, e recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério" Hebreus 6:4-6.
Notem, com todo cuidado, cada palavra desta passagem extraordinária: "Uma vez iluminados". "Provaram o dom celestial". ("Deu seu Filho unigênito", "O dom de Deus é vida eterna".) "Participantes do Espírito Santo". "Provaram a boa palavra de Deus". "E as virtudes do século futuro". "É impossível... e recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento".
A Versão Revisada da Bíblia traduz esta frase "e recaíram", "E depois caíram". O sentido desta frase na língua original do Novo Testamento (grega) é condicional: "Se caírem". O sentido é: Se fosse possível que o salvo caísse da salvação, seria impossível para este homem ser renovado a salvação a segunda vez. Para salvar tal homem teria de haver um novo Cristo, ou uma nova crucificação do velho. Mais uma vez Jesus teria de ser ferido e magoado. Haveria então outro Getsêmani, outro Gólgota. Mas, que bem isto faria? Se Cristo, mesmo através de Seu sofrimento e morte, falhasse uma vez, será que não falharia novamente? Se ser lavado no sangue precioso do Filho de Deus não traz uma redenção final a primeira vez, como o poderá fazê-lo a segunda?
Certamente quem falhar - se falhar - deixa para trás toda a esperança. E para sempre. Mas sinto-me tão feliz por Paulo ter dito: "E recaíram", ou "Se caírem".
"Se" - ele não acreditava que isto aconteceria. Contudo, parecia determinado a impedir qualquer pobre mortal de se agarrar à idéia de que se falhar, teria mais uma chance. Cair significa ruína final e irremediável. Porém mais uma vez:
4. SE UM CRENTE PUDESSE PERDER A SALVAÇÃO PODERIA SER LEVANTADA UMA QUESTÃO MUITO CONFUSA.
Ouçam-na: Quantos pecados, ou de quais tipos, fariam um homem perder a salvação?
Quem pode responder a tal pergunta? Qual igreja a poderia responder? Qual homem? Qual tipo de pecado ou quantos, depois do homem se tornar crente, condenaria sua alma? Imploro a cada pessoa a parar e considerar estas perguntas. Só um pecado será bastante para fazer um homem perder a salvação? Ou vinte? Ou cem? Pecamos todos os dias. Qual é o limite, e que limite, além do qual o homem for o fará um perdido; sem esperança da vida eterna? Será que um homem poderá algum dia saber que está perto deste ponto, ou até mesmo se já o ultrapassou? Que pergunta, meus irmãos!
Ouçam, porém:
5. SE UM CRENTE PUDESSE PERDER A SALVAÇÃO, ISTO FARIA COM QUE ALGUMAS COISAS NA BÍBLIA PARECESSEM MUITO INCONSISTENTES.
Vejam esta passagem, por exemplo:
"Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende" Lucas 15:10.
Imaginem o quadro todo: Eis aqui, na terra, um pobre e convicto pecador. Ele está se arrependendo, deixando seus pecados e vindo a Cristo como seu Salvador. Sua fé tão frágil está crendo em Cristo como substituto. Mas é só uma parte do quadro. Há outros espectadores. O céu observa esta cena.
Sabem, quando um pecador se arrepende "há alegria diante dos anjos". O céu fica em êxtase. Jesus Cristo Se regozija. Como é emocionante! Como esta cena toca nossa alma! Mas... esperem... não cometam erro. Não deixem tal alegria ser prematura. Oh, Jesus Cristo, se este homem estiver perdido, Sua onisciência terá sido falsa, pelo menos desta vez. O Senhor Se regozija pela volta do filho pródigo, mas vem Satanás e o tira de Sua mão! Será que o céu comete um erro assim? Cristo oferece a salvação a um homem, que se regozija que ele pacientemente estenda sua mão para recebê-lo, e então a toma de volta? Jesus faz isto? Jesus, o Ser onisciente, vê o pecador se arrependendo, e ainda Se alegra, sabendo que no final ele estará perdido? Será que Cristo faria isto? Pode-se conceber que Cristo, os anjos e o céu inteiro se regozijem com o arrependimento de qualquer pecador se a questão da salvação final fosse uma coisa tão incerta? Como tal situação faria a Bíblia parecer inconsistente.
EXAMINAREMOS OUTRA PASSAGEM:
"Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo" João 14:2-3.
Um dos pensamentos mais suaves que tenho sobre o céu, é que ficaremos satisfeitos com ele. O Deus Onisciente - o grande e sábio Arquiteto - que conhece todas as necessidades do passado, do presente e do futuro - sim, e de toda a eternidade - preparou um lugar para nós. Ficaremos satisfeitos com ele assim que chegarmos lá e nos sentiremos sempre assim - satisfeitos! Nunca nos sentiremos insatisfeitos. Nunca vamos querer nos mudar. Nem reformá-lo. Preparado para nós. Mas a pergunta que nos confunde, a inconsistência é: Para que esta preparação tão prévia e longa? Se a questão da salvação não estiver resolvida, por que Jesus irá na frente para preparar um lugar? Se a questão da salvação de Pedro, João, de André e dos outros não estiver resolvida, para que esta preparação tão apressada? Será que o céu será como algumas de nossas casas terrestres - cadeiras vazias, lugares vazios, com membros da família faltando? Isto seria verdade, se algum crente não chegasse lá.
Mas, antes de concluir, deixem-me chamar sua atenção a algumas objeções feitas à posição tomada neste sermão...
* Anteriormente publicado no site www.textosdareforma.net, que infelizmente deixou de existir. Publicado naquele site sob autorização do Missionário Batista Pr. Calvin Gardner.
|