|
Pr. Arthur Walkington Pink
Ansiedade
Tradução: Walter Andrade Campelo
"Não estejais inquietos por coisa alguma" (Filipenses 4:6 ACF)
Inquietar-se é tão definitivamente proibido quanto roubar. Este fato precisa ser cuidadosamente considerado e definitivamente constatado por nós, de modo que não fiquemos apresentando desculpas para ele como se fosse uma "enfermidade" inocente. Quanto mais nos convencermos da pecaminosidade da ansiedade, mais cedo conseguiremos perceber que ela é muito desonrosa para com Deus, e "combateremos contra" ela
(Hebreus 12:4).
Mas, como "combateremos contra" ela?
Primeiro, clamando ao Espírito Santo que nos conceda uma convicção mais profunda de sua enormidade. Segundo, fazendo dela objeto especial de orações fervorosas, de modo que nós possamos ser libertos do mal. Terceiro, observando seu início, e tão logo estejamos conscientes do tormento na mente, tão logo detectemos o pensamento descrente, elevemos nosso coração a Deus e peçamos a Ele libertação desta situação.
O melhor antídoto para a ansiedade é a freqüente meditação sobre a bondade, o poder e a suficiência de Deus. Quando o santo consegue confiantemente constatar que "O Senhor é o meu Pastor", ele é levado à conclusão de que "nada me faltará"! Seguindo imediatamente nossa exortação (em Filipenses 4:6) está que: "antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças". Nada é grande demais, e nada é pequeno demais, que não possa ser derramado ou lançado diante do Senhor. O "com ação de graças" é muito importante, ainda que este seja o ponto em que nós mais frequentemente falhamos. Ele significa que antes de recebermos a resposta de Deus, devemos agradecer-Lhe por ela: Esta é a confiança do filho aguardando a graça de seu Pai.
"Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos [em ansiosa inquietação] quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?" "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" (Mateus 6:25, 33).
|