Pr. Rubens Lopes
Um Pouco de Sol
Céu Sem Estrelas
Céu sem estrelas é noite triste. Sombria. Sem encanto. Sem beleza. Pois antes de Cristo era como se a humanidade vivesse dentro de uma noite espessa. Debaixo de um céu sem estrelas.
A palavra é do profeta Isaías: "O povo que andava em trevas viu uma grande luz e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz" (Isaías 9:2).
Que trevas poderiam ser essas senão a ignorância espiritual?
O mundo não tinha Deus, não tinha fé, não tinha esperança. Sem rumo, os homens se desatinavam, tropeçando e vacilando no escuro. Tateando o ar. Um mundo sem janelas e respiradouros para o outro mundo. A vida regulada pelo instante dos anos, que nada representam dentro do tempo, como o tempo nada representa dentro da eternidade.
Dessa noite caliginosa1 surgiu outra, pior do que a primeira: a noite da morte. A sombra da morte: "e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz" (Isaías 9:2).
Morte em plena vida: morte espiritual. A alma anemizada2. A consciência moral cauterizada. A sensibilidade espiritual embotada.
Mas com Cristo veio a luz. Uma grande luz, diz o texto. Uma luz resplandecente. Tão viva e tão intensa que deslumbrou na estrada de Damasco aquele que viria a ser o apóstolo Paulo. Luz do mundo:
"Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida" (João 8:12).
Cristo é luz porque desbasta3 as trevas, a caminho de Deus. Ele nos reconcilia com Deus. E Deus é tudo para o homem, como a água é tudo para a corça: "Como a corça suspira pelas correntes das águas assim a minha alma suspira por ti, ó Deus" (Salmos 42:1).
Assim era o mundo antes de Cristo: noite. Noite escura. Céu sem estrelas. E depois de Cristo, se estamos há 2.000 anos do seu nascimento?
É certo que ainda há trevas na terra. E sombra de morte.
Mas agora não é por falta de luz, mas por falta de visão. Gente que não quer ver a luz. Que odeia a luz. Que foge da luz. Que tem medo da luz: fotofobia.
Cristo fez uma advertência a propósito: "A luz veio ao mundo e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz e não vem para a luz para que as suas obras não sejam argüidas" (João 3:19, 20).
Há homens que preferem ser notívagos, vivendo longe da luz que é Cristo. Se fecho os olhos não vejo o sol. Se me escondo do sol não posso vê-lo. Porque não quero. A cruz é uma chama que arde no Calvário há dois milênios. Se vivo no escuro é porque desvio os olhos daquele ponto alumbrador4.
Então pode acontecer a pior das noites: uma eternidade sem Deus tem que ser noite. Noite eterna. Sem Deus aquém, sem Deus além - essa é a grande tragédia.
O que dissemos cabe num resumo: antes de Cristo, trevas; com Cristo, luz; depois de Cristo, trevas outra vez, se vivermos sem Cristo.
1 Caliginoso: de uma escuridão densa, profunda; tenebroso.
2 Anemizado: Que está com anemia; enfraquecido.
3 Desbastar: Desgastar, reduzir o tamanho ou a densidade.
4 Alumbrador: Iluminador; que clareia.
|