Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. (Salmo 119:105) Convenção Batista Brasileira
 Pesquisar:
Google






Pr. Rubens Lopes

Um Pouco de Sol

O Homem-lobo

Não lobisomem, que é lobo por fora. Mas homem-lobo porque é lobo por dentro. Não homem vestido de lobo, mas lobo vestido de homem.

A imagem é antiga. Criada por Plauto, famoso poeta latino: homo homini lupus - o homem é lobo para o próprio homem.

Mas lobo por quê?

Porque é mau como o lobo. Porque tem coração de fera. Vive farejando sangue. Carniceiro. Animal de presa. Espalhando o ódio, o terror e a morte em toda parte.

Lobo traiçoeiro. Que não uiva para anunciar a sua presença, mas que espreita a vítima para surpreendê-la. A vítima pode ser outro lobo - que lobo, quando é homem, come outro lobo.

Como pode ser uma indefesa ovelha, que é o seu melhor petisco. Isto é: gente simples, mansa, inofensiva, inerte, costuma servir de suculento repasto ao homem-lobo.

Mas pode acontecer um fato surpreendente: o homem-lobo conviver com o homem-ovelha. Animais selvagens misturados com animais domésticos. Demos a palavra ao profeta Isaías:

"E morará o lobo com o cordeiro e o leopardo e o cabrito se deitarão juntos e o bezerro e o filho do leão e a nédia1 ovelha viverão juntos e um menino os guiará" (Isaías 11:6).

O que é de causar espécie no texto acima não é só o insólito rebanho, em que feras se misturam com rezes, mas o pastor: um menino.

Que menino será esse?

Jesus. O menino que nasceu em Belém. Numa estrebaria. Ele é o bom Pastor. Que é que ele fez para dominar o homem-lobo?

Será que o açoitou, como fazem os domadores? Ou que o prendeu numa jaula? Nada disso. O que ele fez só ele pode fazer: transformou o lobo em ovelha. Mudou o lobo por dentro, fazendo um transplante de corações: Promessa anunciada pelo profeta Ezequiel:

"Tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei um coração de carne" (Ezequiel 11:19)

Então o lobo pode viver pacificamente com a ovelha.

Em suma: Cristo é o grande pacificador. Só ele torna possível a política de boa vizinhança. Só ele pode fazer da humanidade um rebanho. Se ela aceitar o seu domínio porque de outra maneira a humanidade continuará a ser uma alcatéia de lobos e não um rebanho de ovelhas.

Cristo conquista a paz não com uma espada nas mãos, mas com as mãos numa cruz. Não matando, mas morrendo.

Derramando o seu próprio sangue.