Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. (Salmo 119:105) Convenção Batista Brasileira
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Pr. Rubens Lopes

Um Pouco de Sol

Trigo Pra Cá, Palha Pra Lá

Trigo é grão e palha. De igual modo, a humanidade é grão - ou trigo propriamente dito - e palha.

Cristo veio a recolher o trigo e queimar a palha. Foi o que João Batista disse a respeito dele:

"Em sua mão tem a pá, e limpará a eira e recolherá no celeiro o seu trigo e queimará a palha com fogo que nunca se apagará" (Mateus 3:12).

Esse texto lembra o panejador1 entregue à faina da debulha. Armado de pá, ele atira ao ar os grãos para que deles se destaque o casulo sendo este levado pelo vento e caindo aqueles na eira. Era assim que os antigos, que não conheciam ainda a debulhadora, descascavam os cereais. Cristo faz algo parecido. Nada de mistura. Trigo pra cá, palha pra lá. Pode parecer estranho que isso aconteça com Cristo, que sempre se mostrou compreensivo e indulgente ao tratar com homens e mulheres de todas as categorias. Compreensivo, sim; indulgente, não, porque no caso a indulgência seria cumplicidade. Cristo divide, eis a verdade rude. Ele não soma todos, mesmo porque só se podem somar quantidades da mesma natureza; assim, trigo soma-se com trigo e palha com palha. Cristo não é um denominador comum, mas um divisor comum. Foi o que ele ensinou na parábola da rede:

"O reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanha toda qualidade de peixes. E, estando cheia, puxam-na para a praia; e, assentando-se, apanham para os cestos os bons; os ruins, porém, lançam fora" (Mateus 13:47).

De início, essa divisão se faz naturalmente, por simples efeito de contato com a Pessoa de Jesus. Cristo com a sua só presença provoca duas reações contrárias: ele soma e ele divide. Divide o trigo da palha e soma trigo com trigo e palha com palha.

Diante dele os homens vão tomando silenciosamente os seus lugares num ou noutro desses grupos.

Mas no mundo vindouro essa discriminação será solenemente homologada por sentença divina. De tácita2 passará à expressa. De particular se tornará púbica. E o mais grave: será definitiva.