Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. (Salmo 119:105) Convenção Batista Brasileira
 Pesquisar:
Google






Pr. Charles Haddon Spurgeon

13 de Agosto - Manhã

"Os cedros do Líbano que ele plantou" (Salmo 104:16b)

Os cedros do Líbano são símbolos do Cristão, pelo fato deles deverem seu plantio inteiramente ao Senhor. E esta é a completa verdade de cada filho de Deus. Ele não é plantado por homens, nem plantado por si mesmo, mas plantado por Deus. As misteriosas mãos do divino Espírito lançaram a semente viva em um coração que Ele mesmo havia preparado para recebê-la. Cada verdadeiro herdeiro dos céus tem o grande Lavrador como seu plantador.

Mais ainda, os cedros do Líbano não são dependentes do homem para sua irrigação; eles se postam em altas rochas, não umedecidas por irrigação humana; e ainda assim nosso Pai celestial os supre. Assim é com o Cristão que tenha aprendido a viver pela fé. Ele é independente do homem, mesmo nas coisas seculares; para sua contínua manutenção ele olha para o Senhor seu Deus, e para Ele somente. O orvalho dos céus é sua parte, e o Deus dos céus é sua fonte. Além disto, o cedro do Líbano não está protegido por nenhum poder mortal. Eles não recebem nada do homem para sua preservação contra os violentos ventos e tempestades. Eles são árvores de Deus, mantidas e preservadas por Ele, e somente por Ele. É exatamente o mesmo com o Cristão. Ele não é uma planta de estufa, abrigada da tentação; ele está colocado na posição mais exposta; ele não tem nenhum abrigo, nenhuma proteção, à exceção desta: que as largas asas do Deus eterno sempre cobrem os cedros que Ele mesmo tenha plantado.

Como cedros, os crentes estão cheios de seiva, tendo vitalidade suficiente para estarem sempre verdes, mesmo em meio às neves do inverno. Por fim, a florescente e majestosa condição do cedro é para o louvor de Deus apenas. O Senhor, certamente e tão somente o Senhor, tem sido tudo para os cedros, e por esta razão Davi mui docemente colocou isto em um dos Salmos: "Louvai ao SENHOR... árvores frutíferas e todos os cedros"1. No crente não há nada que possa exaltar o homem; ele é semeado, nutrido, e protegido pela própria mão de Deus, e a Ele seja atribuída toda a glória.