Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. (Salmo 119:105) Convenção Batista Brasileira
 Pesquisar:
Google






Destino: Esquecimento

Autor: Walter Andrade Campelo


Os homens sonham. Desde a mais tenra infância sua mente está repleta de sonhos e planos. E despendem suas vidas em lutas e sofrimento para ver se ao menos alguns destes sonhos se realizam.

Luta inglória, como nos diz a palavra,

"Porque nunca haverá mais lembrança do sábio do que do tolo; porquanto de tudo, nos dias futuros, total esquecimento haverá. E como morre o sábio, assim morre o tolo!" (Eclesiastes 2:16 ACF1)

Caminham assim milhares, milhões, bilhões de pessoas para o esquecimento eterno. E todas as suas lutas, as suas paixões, as suas razões, os seus sacrifícios, as suas ambições e as suas realizações, tudo enfim nas vidas destas pessoas está destinado ao nada, ao total esquecimento.

Mesmo aquelas que por tamanho destaque em suas atividades possam ser lembradas pela história, terão, quando muito, algumas linhas em alguma enciclopédia empoeirada, ou uns poucos tijolos empilhados, compondo alguma construção, representando todo o esforço de uma vida.

Mas, quem foram estes? Quais foram as reais aspirações daqueles que se tornaram um verbete em uma publicação ou uma placa sobre uma ponte ou sobre uma sala?

Tudo o que foram se perdeu. Em pouco tempo até as pessoas que ainda traziam impressa na mente a lembrança de fragmentos daquela vida, terão elas próprias o mesmo destino: - o esquecimento eterno.

Como reitera o Pregador:

"Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento. (6) Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol." (Eclesiastes 9:5-6 ACF)

Triste vida esta; a dos que serão esquecidos. Vida sem razão de ser. Vida sem objetivo.

Contudo, há esperança àqueles que são chamados a ser discípulos do Mestre, do Senhor Jesus Cristo, pois todos estes serão julgados em Seu tribunal, e tudo o que tiverem feito, de bem ou de mal, todos os seus anseios e desejos, tudo o que antes estava oculto, toda a sua vida será trazida à baila:

"Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal." (II Coríntios 5:10 ACF)

Alegre pensamento este; o de que se seremos julgados, também seremos lembrados.

"... porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia." (II Timóteo 1:12 ACF)

Tranqüilizadora promessa esta; de que todo o nosso depósito, tudo o que somos, tudo o que em verdade temos, está guardado por quem é poderoso o bastante para isto.

Acalentadora verdade esta; a de que todo aquele que é de Cristo destina-se à Lembrança Eterna.