|
Pr. Charles Haddon Spurgeon
08 de Agosto - Manhã
"[Eles] tecem teias de aranha" (Isaías 59:5)
Veja a teia da aranha, e veja nela um retrato muito sugestivo da religião do hipócrita. Ela tem o objetivo de apanhar sua vítima: a aranha engorda com moscas, e o hipócrita tem sua recompensa. Pessoas tolas são facilmente apanhadas pelas ruidosas declarações dos embusteiros, e mesmo o mais criterioso não pode escapar sempre. Felipe batizou a Simão Mago, cuja fraudulenta declaração de fé foi logo depois destruída pela rígida repreensão de Pedro1. Costume, fama, exaltação, lucro, e outras moscas, são a caça miúda que os hipócritas pegam em suas redes. Uma teia de aranha é uma maravilha de destreza: olhe-a e admire a astúcia do ardil do caçador. Não é uma religião impostora igualmente admirável? Como ela pode, tão descaradamente, fazer uma mentira parecer-se com uma verdade? Como ela pode fazer sua bugiganga atender tão bem ao objetivo do ouro?
Uma teia de aranha sai totalmente dos intestinos da própria criatura. A abelha consegue a sua cera das flores, a aranha não suga flores, e ainda assim tece seu material em qualquer comprimento. Do mesmo modo hipócritas encontram suas verdades e esperanças dentro deles mesmos; suas ancoras foram forjadas em suas próprias bigornas, e seus cabos trançados por suas próprias mãos. Eles assentam suas próprias fundações, e racham os pilares de suas próprias casas, desdenhando de serem devedores da soberana graça de Deus. Mas uma teia de aranha é muito frágil. É curiosamente formada, mas não é manufaturada para durar. Não é páreo para a vassoura das faxineiras, ou para o bastão do viajante.
O hipócrita não necessita da bateria de Armstrong2 para explodir sua esperança em pedaços, um mero sopro de vento irá fazê-lo. Teias de hipócritas irão brevemente vir abaixo quando a vassoura da destruição iniciar o seu trabalho de purificação. O que nos lembra de mais uma coisa, a saber, que tais teias não são para permanecer na casa do Senhor: Ele irá olhar para este ou estes que as tecem e eles serão destruídos para sempre. Oh! Minha alma, tu deves descansar em algo melhor que uma teia de aranha. Seja o Senhor Jesus teu esconderijo eterno.
1 Atos 8:13-23
2 Famosa bateria de artilharia que lutou durante a Guerra Civil Americana e que foi capaz de sozinha, e sem sofrer qualquer baixa, interromper o avanço de tropas confederadas em número muito superior. Tal fato se deu nas terras da fazenda de Armstrong. Daí o nome de bateria de Armstrong.
|