DECLARAÇÃO DOUTRINÁRIA
CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA
VII - REINO DE DEUS
O reino de Deus é o domínio soberano e universal de Deus e é eterno (1). É também o domínio de Deus no coração dos homens que, voluntariamente, a ele se submetem pela fé, aceitando-o como Senhor e Rei. É, assim, o reino invisível nos corações regenerados, que opera no mundo e se manifesta pelo testemunho dos seus súditos (2). A consumação do reino ocorrerá com a volta de Jesus Cristo, em data que só Deus conhece, quando o mal será completamente vencido e surgido o novo céu e a nova terra para a eterna habitação dos remidos com Deus (3).
(1) Dan. 2:37-44; Is. 9:6,7
(2) Mat. 4:17; Luc. 17:20; 4:43; João 18:36; 3:3-5; Mat. 6:33; I Ped. 2:9,10
(3) Mat. 25:31-46; I Cor. 15:24; Apoc. 11:15
VIII - IGREJA
Igreja é uma congregação local de pessoas regeneradas e batizadas após profissão de fé. É nesse sentido que a palavra "igreja" é empregada no maior número de vezes nos livros do Novo Testamento (1). Tais congregações são constituídas por livre vontade dessas pessoas com a finalidade de prestarem culto a Deus, observarem as ordenanças de Jesus, meditarem nos ensinamentos da Bíblia para a edificação mútua e para a propagação do evangelho (2). As igrejas neotestamentárias são autônomas, têm governo democrático, praticam a disciplina e se regem em todas as questões espirituais e doutrinárias exclusivamente pela Palavra de Deus, sob a orientação do Espírito Santo (3). Há nas igrejas, segundo as Escrituras, duas espécies de oficiais: pastores e diáconos. As igrejas devem relacionar-se com as demais igrejas da mesma fé e ordem e cooperar, voluntariamente, nas atividades do reino de Deus. O relacionamento com outras entidades, quer sejam de natureza eclesiástica ou outra, não deve envolver a violação da consciência ou comprometimento de lealdade a Cristo e sua Palavra. Cada igreja é um templo do Espírito Santo (4). Há também no Novo Testamento um outro sentido da palavra "igreja" em que ela aparece como a reunião universal dos remidos de todos os tempos, estabelecida por Jesus Cristo e sobre Ele edificada, constituindo-se no corpo espiritual do Senhor, do qual ele mesmo é a cabeça. Sua unidade é de natureza espiritual e se expressa pelo amor fraternal, pela harmonia e cooperação voluntária na realização dos propósitos comuns do reino de Deus (5).
(1) Mat. 18:17; At. 5:11; 20:17,28; I Cor. 4:17; I Tim. 3:5; III João 9; I Cor. 1:2,10
(2) At.2:41,42
(3) Mat. 18:15-17
(4) At. 20:17,28; 6:3-6; 13:1-3; Tito 1:5-9; I Tim. 3:1-3; Fil. 1:1; I Cor. 3:16,17; At. 14:23; I Ped. 5:1-4
(5) Mat. 16:18; Col. 1:18; Heb. 12:22-24; Ef. 1:22,23; 3:8-11; 4:1-16; 5:22-32; João 10:16; Apoc. 21:2,3
IX - O BATISMO E A CEIA DO SENHOR
O Batismo e a Ceia do Senhor são as duas ordenanças da igreja estabelecidas pelo próprio Senhor Jesus Cristo, sendo ambas de natureza simbólica (1). O Batismo consiste na imersão do crente em água, após sua pública profissão de fé em Jesus Cristo como Salvador único, suficiente e pessoal (2). Simboliza a morte e o sepultamento do velho homem e a ressurreição para uma nova vida em identificação com a morte, sepultamento e ressurreição do Senhor Jesus Cristo e também prenúncio da ressurreição dos remidos (3). O Batismo, que é condição para ser membro de uma igreja, deve ser ministrado sob a invocação do nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (4). A ceia do Senhor é uma cerimônia da igreja reunida, comemorativa e proclamadora da morte do Senhor Jesus Cristo, simbolizada por meio dos elementos utilizados: o pão e o vinho (5). Nesse memorial o pão representa o seu corpo dado por nós no Calvário e o vinho simboliza o seu sangue derramado (6). A Ceia do Senhor deve ser celebrada pelas igrejas até a volta de Cristo e sua celebração pressupõe o Batismo bíblico e o cuidadoso exame íntimo dos participantes (7).
(1) Mat. 3:5,6,13-17; 26:26-30, 28:19; João 3:22,23; 4:1,2; I Cor. 11:20,23-30
(2) At. 2:41,42; 8:12,36-39; 10:47,48; 16:33, 18:8
(3) Rom. 6:3-5; Gál. 3:27; Col. 2:12; I Ped. 3:21
(4) Mat. 28:19; At. 2:38,41,42; 10:48
(5) e (6) Mat. 26:26-29; I Cor. 10:16,17-21; 11:23-29
(7) Mat. 26:29; I Cor. 11:26-28; At. 2:42; 20:4-8
|